AIKIDO

A arte da reconciliação

Aikidô é uma arte marcial japonesa baseada no Budô criada pelo Grão Mestre Morihei Ueshiba, após o aprofundamento em várias artes, ele criou o Aikidô baseado no ensino espiritual e no aprofundamento das leis da natureza. O Aikidô tem o seu significado contido em suas próprias letras:

合       AI Harmonia com o Universo

      KI Energia Vital

      DÔ Caminho do Aperfeiçoamento Humano.

O Aikidô é uma arte marcial cujos movimentos mantêm o corpo em plena condição física e em harmonia com a natureza. Todos os movimentos aplicados são circulares. É a arte da “não resistência”, pois não pretende vencer aos outros, mas a si mesmo.

A partir do momento em que entendemos a relação que temos com o universo,nos tornamos, mais seguros e confiantes, motivo pelo qual o Aikido é muito utilizado como defesa pessoal.

A pratica do Aikido se faz de forma gradativa obedecendo às limitações de cada praticante considerando idade, condições físicas e motoras. É importante no nosso cotidiano não ter medo, principalmente diante das adversidades do dia-a- dia.

Com a pratica do Aikido promovemos um estado de autoconfiança. Atualmente com a predominância do stress, o Aikido se propõe harmonizar corpo e alma, também traduzido pela palavra “REI-NIKU- TAI” que significa ser feliz é ter saúde no corpo.

Aikido é a arte da reconciliação,o homem que deseja brigar perde sua ligação com o Universo, e aquele que tenta dominar as pessoas acaba dominado. Nos estamos aqui estudando a arte de resolver conflitos e não iniciá-los.”

“O Aikido não é um caminho para lutar e vencer um inimigo pela força. É um caminho de reconciliação do mundo e de fazer todos os seres humanos uma família.”
Morihei Ueshiba