AIKIDO

A arte da reconciliação

O que é o AIKIDO ?

O AIKIDO é uma arte marcial japonesa baseada no Budô (caminho marcial) criada pelo Grão-Mestre (O-Sensei) Morihei Ueshiba, após o aprofundamento em várias outras artes, ele criou o AIKIDO, que significa:

合       AI – Harmonia com o Universo

      KI – Energia Vital

      DÔ – Caminho do Aperfeiçoamento Humano.

O que torna o AIKIDO uma arte marcial diferenciada?

• É uma arte marcial que se distingue pela sua sutileza e eficácia técnica, uma vez que se aproveita da força do oponente para anular o seu próprio ataque, isto é, utiliza a força do golpe do adversário contra ele próprio.

• A disciplina marcial do AIKIDO desenvolve a autoconfiança, a serenidade e o bem-estar de todos os seus praticantes. Os aspectos que são mais trabalhados são a atenção, o olhar, a respiração e a atitude.

• O AIKIDO não promove e nem é praticado sob qualquer tipo de combate, competição ou torneio, pois assim evitam-se comparações desnecessárias entre os seus praticantes que devem se comprometer apenas em superar suas dificuldades e enfrentar seus medos, ser melhor que si mesmo a cada treino.

• No plano físico, o AIKIDO melhora a capacidade aeróbica, a flexibilidade do corpo, a resistência muscular e a coordenação de movimentos.

• No plano psicológico, o AIKIDO permite a redução dos níveis de stress, melhora a concentração, disciplina, auto-controle e intuição de todos os praticantes.

• A natureza pacífica do AIKIDO não deve ser confundida com uma natureza fraca e passiva, seus golpes podem causar sérios danos físicos a um agressor em uma situação real.

• O AIKIDO pode ser praticado por pessoas de todas as idades, gêneros, biotipos, com limitações físicas ou não, de maneira democrática e respeitando as diferenças.

Com a pratica do Aikido promovemos um estado de autoconfiança. Atualmente com a predominância do stress, o Aikido se propõe harmonizar corpo e alma, também traduzido pela palavra “REI-NIKU- TAI” que significa ser feliz é ter saúde no corpo.

“O Aikido é a arte da reconciliação,o homem que deseja brigar perde sua ligação com o Universo, e aquele que tenta dominar as pessoas acaba dominado. Nos estamos aqui estudando a arte de resolver conflitos e não iniciá-los.”

“O Aikido não é um caminho para lutar e vencer um inimigo pela força. É um caminho de reconciliação do mundo e de fazer todos os seres humanos uma família.”
Morihei Ueshiba